quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Volta às aulas

        Está chegando a hora. As aulas vão começar, e alguns alunos (espero que a maioria) estão ansiosos por esse dia. Eu lembro que sempre, nessa época, ficava tão ansiosa pelo primeiro dia de aula que quase não conseguia dormir. A sensação de rever os amigos, conhecer os "novatos", estrear o material escolar era única. E se a escola era nova, a ansiedade duplicava.
Todo mundo começa as aulas com todo o gás. Anotando tudo, cadernos e livros organizados, letra impecável, todas as atividades feitas... O problema é que, com a maioria, essa empolgação inicial acaba não passando do primeiro mês. E logo o desestímulo começa a chegar. O bichinho da preguiça chega e se aloja e tudo fica mais interessante do que estudar.
Você não deve esquecer que estudar é um hábito e como tal é adquirido. Você não vai conseguir isso de uma hora para outra. Confira cinco dicas para começar (e manter) o ano com tudo:

1 - Programe-se: reserve, todos os dias, um horário específico para estudar e procure segui-lo religiosamente. Busque uma hora tranquila, em que você saiba que não será interrompido e cumpra exatamente o período que você estupulou apenas para estudar. Esse período vai depender de você e da sua dedicação. O ideal é que ele seja de pelo menos duas horas por dia. Você pode, inclusive, dividir em dois espaços de uma hora cada, Depende de você.

2 - Concentre-se: No momento em que você for estudar, faça apenas isso. O problema é que a gente pensa: "vou só dar uma olhadinha no facebook antes", ou "deixa eu checar meu e-mail" e aí passa um tempão vendo coisas que não têm nada a ver com os estudos. O resultado é que quando você for realmente estudar, seu cérebro já estará cansado e não renderá tanto.

3 - Revise: Não adianta ver um conteúdo em sala de aula se você não o revisa em casa. Crie o hábito de, todos os dias, reler o que foi visto na aula e, se possível, fazer alguns exercícios, se o professor não tiver passado. Como? Por favor! A internet está cheia de exercícios de todas as matérias. é só buscar por assuntos.

4 - Nunca deixe para amanhã: Procure sempre fazer as atividades passadas pelos professores no mesmo dia. Às vezes a gente pensa: "mas só vai ter essa aula novamente daqui a quatro dias! Vou fazer depois" e acaba esquecendo. Resultado: o dia chega e você não faz a tarefa ou a faz às pressas e sem caphicho.

5 - Agende-se: Isso mesmo! Anote todas as atividades do dia em uma agenda ou espaço reservado no caderno só para isso. Se você não anotar, você vai esquecer. Mesmo que, naquela hora, você ache que vai lembrar. Ás vezes, por dia, você tem mais de uma atividade e fica difícil lembrar de tudo. Se for um trabalho então, com detalhes de papel, formatação e conteúdo, não dá para lembrar mesmo.

      Lembre-se: Essas dicas devem ser seguidas durante TODO o ano letivo. Você vai ver que, quando você for estudar para as provas, será tudo bem mais fácil e que, no final do ano, você estará bem mais aliviado. E aí, as férias virão mais cedo!

Para todos nós, UM EXCELENTE INÍCIO DE ANO LETIVO!!!

Um comentário: