domingo, 23 de setembro de 2012

Emprego dos "porquês"


Por quê - Usado em finais de frases interrogativas ou não.
Ex.: Você está usando essa roupa por quê?
        Ele saiu sem dizer por quê.

Por que - É usado em começo de perguntas e quando puder ser substituído por "o motivo pelo qual", "pelo qual", "pela qual", "pelos quais" ou "pelas quais".
Ex.: Por que você não disse nada?
       Gostaria se saber por que (o motivo pelo qual) você se foi.
       Esse é a razão por que (pela qual) eu menti.

Porque - Usado para dar respostas ou explicações.
Ex.: Estou triste porque ninguém me ligou.

Porquê - É substantivo. Usado sempre com uma palavra que se refira a substantivos (artigo, adjetivo, pronome ou numeral). Também pode se flexionar para o plural (porquês).
Ex.: Não expliquei MEU (pronome) porquê.

Pratique um pouco:

1 - Foi reprovado e não sabe __________.
2 - __________ você está tão aborrecida?
3 - Não vais à aula __________?
4 - Reagi à ofensa __________ não sou covarde.
5 - Ignora-se o __________ da sua renúncia.
6 - São ásperos os caminhos __________ passei.
7 - Não foi ao baile __________ não tinha roupa.
8 - Quero saber __________ não me disse a verdade.
9 - __________ os países vivem em guerra?
10 - Quero saber o __________ de sua decisão.

Um comentário:

  1. resposta :
    1- por quê .
    2-por que
    3- por quê ?
    4-porque .
    5-porquê .
    6-por que .
    7-porque .
    8-por quê .
    9-por que .
    10-porquê .

    :D ESPERO QUE ESTEJAM CERTOS

    ResponderExcluir