segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Figuras de linguagem - Exercício

Para praticar um pouco.

Classifique as figuras de linguagem presentes nas frases abaixo. Depois coloco as respostas nos comentários.

1. "Já estou cheio de me sentir vazio. Meu corpo é quente, estou sentindo frio" (Renato Russo)
2. "Era uma estrela divina que ao firmamento voou" (Álvares de Azevedo)
3. "Rios te correrão dos olhos, se chorares." (Olavo Bilac)
4. "Meu coração é um balde despejado." (Fernando Pessoa)
5. "A bomba atômica é triste, coisa mais triste não há. Quando cai, cai sem vontade." (Vinícius de Moraes)
6. "E um doce vento, que se erguera, punha nas folhas alagadas e lustrosas um frémito alegre e doce." (Eça de Queirós)
7. "A excelente dona Inácia era mestra na arte de judiar de crianças." (Monteiro Lobato)
8. "É que teu riso penetra n'alma como a harmonia de uma orquestra santa." (Castro Alves)
9. "Moça linda, bem tratada, / três séculos de família, / burra como uma porta: / um amor." (Mário de Andrade).
10. "Um frio inteligente (...) percorria o jardim..." (Clarice Lispector)

Nenhum comentário:

Postar um comentário